Friday, October 27, 2006

Modinhas? 1


Nem eu, nem ninguém que treina comigo, discutimos ou nos preocupamos com a moda de se fazer parkour, até agora. Estamos mais preocupados em treinar. Na verdade, conversamos principalmente sobre os treinos e sobre qualquer novidade que achamos que possa nos auxiliar em nosso caminho.
Por sermos o grupo que mais contribui para a difusão do parkour no Brasil, fomos muitas vezes à primeira referencia para futuros modinhas ou futuros traceurs. A possibilidade de se pegar algo e tratá-lo como modinha é o que acontece o tempo todo. Não é moda Yoga agora? Quantos alunos modinhas de yoga têm por ai?
Felizmente nosso mundo é para todos. O que seríamos de nós sem os modinhas? Ou, melhor, não seríamos nós modinhas?
Quem nunca foi modinha?
A motivação para praticar o parkour ou qualquer coisa é pessoal, e para cada um é diferente.

¨Assim comecei a andar de skate. Naquela época era moda e acabei me empolgando. Diria que foi uma das melhores coisas que fiz. Depois de um tempo, só queria saber de andar. Abandonei o skate alguns anos depois, mas foi um tempo muito bom.
Quis ganhar um pogo-boll da minha mãe pq meus amigos tinham ganhado, não ganhei¨.

Sabe aquela frase que muita gente diz?
- Puxa, já comecei a fazer tanta coisa na vida e não terminei.
Agora pense o quanto dessas coisas foram modinhas.
Temos o direito de nos interessar pelas coisas do nosso modo e não temos o direito de mudar as coisas ao nosso modo. É só isso.
Um modinha é só um modinha. Você que treina de forma séria ensine algo a ele. Transforme aquele momento em algo melhor. Não confunda iniciante com modinha, pois ele vai falar como senso comum, é claro.
Mas, e se o modinha treinar uma vez por mês, se atirar de 4 m, se machucar, não vai queimar o parkour?
Claro, mas você esperava o que?
Você nunca pegou uma bicicleta e se atirou num salto ou movimento se arriscando? Nunca se machucou e denegriu os profissionais de bike? Procure um exemplo na sua vida.
Para não sermos autoritários basta separar o joio do trigo.
Na minha profissão existem maus profissionais. Assim é em todas. Nem por isso, deixamos de ir ao médico, consultar advogado, basta separar o joio do trigo.
Se os praticantes sérios forem exemplo e caso disponham-se a transmitir livremente o que sabem, acho que a missão estará cumprida.

1 Comments:

Blogger Eliete Ramos said...

Oi, Eduardo.
Gostei do seu texto "Modinhas? 1". até pq vc faz uma comparação com a Yoga e eu pratico Yoga há muitos anos, desde o tpo em que não era moda... Na verdade o que gostei mesmo foi o jeito como vc coloca, ou seja, com democracia, respeitando que cd um tem seu tpo e seu jeito. Muita gente continua praticando Yoga, como eu, até hoje...

Eliete Ramos

6:46 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home